Joaquim Barreto participa esta segunda-feira, pelas 10h15, em mais uma sessão do Parlamento dos Jovens, a realizar no Externanto Infante D. Henrique, em Ruilhe, Braga. O coordenador do grupo deputados socialistas eleitos pelo círculo de Braga, aborda sobre ‘Portugal: assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?’, tema proposto neste contexto para o ensino secundário.
Ao também líder da ‘Distrital’ de Braga socialista e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar cabe “estimular nos alunos as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria”, bem como chamar a atenção para a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectem o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Da bibliografia sugerida a professores e alunos para a preparação desta reflexão consta, entre outros, um trabalho de dois docentes da Universidade do Minho – José Ferreira Silva e Cadima Ribeiro – que fazem questão de lembrar que “é geralmente aceite que Portugal é um país marcado por profundas diferenças em matéria de bem-estar interno, aparecendo muitas vezes sublinhado o contraste de condições de vida e de equipamento público existentes no litoral e no interior do país, isto embora vários estudos empíricos também façam sobressair dicotomias marcadas entre ‘Norte’ e ‘Sul’”.
Tal como aos autores do trabalho académico, também aos participantes do Parlamento dos Jovens é proposto que se interroguem “sobre quais os factores que concorrem para esses desequilíbrios.