A 10.ª Feira do Fumeiro de Vieira do Minho promete superar as edições anteriores, assegura António Cardoso, presidente da autarquia. O certame decorre entre 29 e 31 deste mês e conta com mais de três dezenas de expositores. Espera-se um volume de negócios de 400 mil euros. Valorizar o mundo rural é o objectivo.
“Estou certo que estes dois factores, aliados à excelente qualidade do nosso fumeiro, irão traduzir-se, uma vez mais, num aumento de visitantes ao certame” sustenta o presidente da Câmara, referindo que a Feira do Fumeiro de Vieira do Minho está ao nível das melhores do país.
Segundo Cardoso, a 10.ª Feira do Fumeiro de Vieira do Minho espera comercializar cerca de “30 toneladas de fumeiro e atingir um volume de negócios na ordem dos 400 mil euros”.
“ A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho tem como principal objectivo promover a participação dos vários agentes locais, bem como divulgar a marca Vieira do Minho, no sentido de fortalecer o desenvolvimento da economia local”, afirma o autarca, sublinhando que o certame, para além da vertente comercial, “é também um processo de envolvimento dos vários agentes locais: produtores de fumeiro, restaurantes, artesãos, entre outros, numa estratégia concertada de promoção concelhia”
Este ano, a Feira do Fumeiro conta com 30 produtores, 19 do concelho de Vieira do Minho, sete de Montalegre e quatro de Cabeceiras de Basto. Para além da exposição e venda de fumeiro, o certame conta também com expositores de queijo, vinho verde da região, leitão bísaro, artesanato e produtos agrícolas.
Quim Barreiros e Banda de Vila Verde animam certame
A cerimónia de abertura está marcada para o dia 29, às 16 horas, com a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Vieira do Minho. Nessa noite, pelas 21 horas, actua o Grupo Musical Réplika 7.
No sábado, dia 30, as festividades arrancam com uma arruada de bombos realizada pelo grupo Alvoradas da Cabreira. Às 14h30 o Parque dos Moinhos acolhe uma chega de bois. Nos paços do concelho, durante a tarde, actuam o Grupo Foles e Companhia e o Rancho Folclórico Os Ceifeiros de Cantelães. Às 21 horas sobe ao palco o artista Zé Amaro.
No domingo, o certame arranca com a actuação às 09h30 dos Rufeiros de Pena Má de Salamonde.
A tarde terá momentos de grande animação. No Parque dos Moinhos realiza-se uma corrida de cavalos e a tradicional chega de bois. Nos paços do concelho actuam o Grupo de Música Popular Até Qu´Enfim, o artista Quim Barreiros e a Banda Musical de Vila Verde.
FG (CP1200)