A Junta da Galiza anunciou esta quarta-feira a retirada de Portugal da lista negra dos territórios com maior incidência de covid-19.
A decisão das autoridades galegas põe fim à obrigatoriedade de registo de contactos para todos os portugueses que entrem na Galiza, após terem testado negativo em Portugal nos últimos 14 dias.
O presidente da Câmara de Valença, o social-democrata Manuel Lopes, já se congratulou com a decisão das autoridades galegas, que, segundo o jornal a Voz da Galicia, pode entrar em vigor já esta quinta-feira.
“Está reposta a justiça na raia luso-galaica!”, escreve o autarca na página oficial do município no Facebook, lembrando que Valença “é uma terra segura, actualmente sem qualquer caso activo de covid-19.”
Recorde-se que em finais de Julho, a Junta da Galiza colocou Portugal na lista de países com alta incidência epidemiológica do novo coronavírus.
Considerada a fronteira mais antiga e permeável da Europa, é atravessada, segundo o periódico da Galiza, por 5.000 mil galegos em direcção a Portugal.
Fernando Gualtieri (CP 1200)