O município de Braga vai geminar-se com Manaus, capital do estado do Amazonas, e o principal centro financeiro, corporativo e económico do norte do Brasil.
“Depois de ter sido aprovada na Câmara Municipal de Manaus, a 16 de Novembro, será a vez de Braga aprovar o acordo. É fundamental posicionar Braga em termos internacionais, com os efeitos económicos, culturais e sociais inerentes”, explica o presidente Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, sublinhando:“Queremos incrementar as relações entre os agentes políticos e da sociedade”.
A proposta, que vai ser votada em reunião camarária, segue-se à geminação com a cidade de Cluj Napoca na Roménia, Capital Europeia da Juventude em 2015.
Este intercâmbio com Manaus – a sétima cidade mais populosa do Brasil – nasceu das relações entre os dois municípios, com especial enfoque na comunidade luso-brasileira da Manaus, através da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira do Amazonas e do Conselho da Comunidade Portuguesa e Luso Brasileira do Amazonas.
O município pretende, no âmbito da Braga Capital Ibero-Americana de Juventude em 2016, cooperar com mais cidades da América Latina.
Centro cultural e turístico
Manaus é uma cidade histórica e portuária , localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz de Manaus o décimo maior destino de turistas no Brasil.
Manaus é sede desde 2003 do Festival de Teatro da Amazónia, composto por apresentações de espectáculos nacionais de carácter adulto e infantil, e ainda do Festival de Breves Cenas de Teatro e do Amazonas Film Festival, um festival de cinema internacional que apresenta filmes, actuações e trabalhos relacionados em todas as suas manifestações, dando uma atenção maior aqueles cujas produções tenham a Amazónia como cenário.
Foi na zona de Manaus que o alemão Werner Herzog filmou ‘Fitzcarraldo’, estreado em 1982, com Klaus Kinski como protagonista.
Fernando Gualtieri (CP 1200)