A época futebolística de 2020/21 arranca a 13 de Setembro com a LigaPro, uma semana antes do início do principal escalão, que termina a 19 de Maio, quatro dias antes da final da Taça de Portugal.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o calendário oficial, que estabelece o início da Liga para 20 de Setembro, depois de o Benfica disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a 15 ou 16, e o fim a 19 de Maio, num ano em que vai ser disputado o Euro2020, entre 11 de Junho e 11 de Julho.
Como Portugal defende o título europeu, a última jornada da Liga terá de ser antecipada para 16 de Maio, caso as equipas portuguesas não alcancem os quartos-de-final ou as meias-finais das competições europeias.
A Supertaça Cândido Oliveira, entre o campeão F. C. Porto e o finalista da Taça Benfica, está marcada para 23 de Dezembro, uma quarta-feira, entre duas jornadas da Liga, a 20 e 27 de Dezembro.
A LigaPro, que arranca uma semana antes do principal campeonato, termina também no dia 19 de Maio, enquanto os dias 24 e 30 de maio estão reservados para os play-offs de acesso à Liga, entre o 16.º do primeiro escalão e o terceiro do segundo.
A final da Taça de Portugal encerra a época clubística, em 23 de Maio, numa prova que arranca a 27 de Setembro, com a primeira eliminatória, e prossegue a 11 de Outubro, já com os clubes da Liga, e a 22 de Novembro, com os do principal escalão.
As duas mãos das meias-finais ficaram marcadas para 9 a 11 de Fevereiro e 2 a 4 de Março.
O Campeonato de Portugal tem início em 20 de Setembro, com a primeira fase, que se prolonga até 3 de Abril, prosseguindo com as fases de apuramento do campeão e de manutenção entre 18 de Abril e 22 de Maio. A final do terceiro escalão está marcada para 30 de Maio.
A Liga Revelação começa em 12 de Setembro, tendo a segunda fase marcada para entre 5 de Janeiro e 6 de Abril, antecedendo a Taça Revelação, também para o escalão sub-23, entre 11 de Abril e 14 de Maio.
A FPF ressalva que o calendário pode sofrer ajustes, devido a alterações impostas por UEFA ou FIFA e no caso de circunstâncias excepcionais que ditem uma eventual paragem da competição.