O Hospital de Braga adquiriu um novo equipamento de raio-x portátil e um ecógrafo, num investimento que rondou cerca de 116 mil euros, informou esta terça-feira a administração daquela unidade de saúde.
“O raio-x portátil, que se junta a um outro recente e que também já se encontra em funcionamento, é totalmente digital e permite reforçar o Serviço de Imagiologia deste Hospital e melhorar, assim, a resposta de cuidados prestados nesta área”, afirma o hospital em comunicado às redacções.
O novo aparelho, que permite a visualização imediata da imagem no próprio equipamento, para além do seu rápido processamento, possui uma dose muito baixa de radiação, sem perda de qualidade e fiabilidade das imagens.
“Dispondo de um sistema moderno e de fácil utilização, este equipamento permite ganhos em tempo e produtividade, nomeadamente às áreas de internamento, blocos operatórios e serviço de urgência”, explica, acrescentando que “a visualização automática das imagens no próprio equipamento disponibiliza de imediato o resultado em qualquer serviço hospitalar”, o que , possibilita a “intervenção clínica imediata” no doente em casos urgentes.
O ecógrafo, que se destina também ao apoio da actividade clínica do Hospital, é um meio complementar de diagnóstico utilizado regularmente, por exemplo, para a monitorização de patologias inflamatórias crónicas.
À semelhança do raio-x portátil, este ecógrafo permite a obtenção das imagens em tempo real, com procedimentos guiados por ecografia “aumentando assim a precisão e a segurança dos mesmos”. É, também, utilizado nos protocolos de consulta com os Agrupamentos de Centros de Saúde.
“Estes novos equipamentos tornam-se uma mais-valia no tratamento de doentes que necessitem realizar exames de imagem não-invasivos, reforçando-se assim a capacidade de resposta nesta área”, refere a administração do hospital bracarense.