Está a decorrer nos jardins de infância (JI) do Bairro da Alegria e das Enguardas uma exposição fotográfica alusiva às actividades proporcionadas pela Junta de Freguesia de S. Victor aos alunos destes estabelecimentos do pré-escolar.
A mostra fotográfica retrata actividades como a Festa de Natal dos JI e EB1 de S. Victor, realizada no PEB, o “Pai-Natal na Escola”, o “Dia de Reis”, “O Cavaquinho vai à Escola” e “Grão-a-Grão…” – Recolha de Produtos Alimentares, iniciativa que contribuiu para o auxílio aos agregados familiares mais necessitados.
Direcionado às actividades de animação e apoio à família (ou Apoio Sócio-Educativo), a Junta S. Victor proporcionou a visita aos presépios Movimentados de Montariol e Bairro da Alegria, levando também, os utentes da AAAF a andar no Comboio de Natal, numa parceria com o município de Braga.
Para esta ocasião, a autarquia de S. Victor convidou a vereadora da Educação, Lídia Dias, o director do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, Jorge Amado e a coordenadora dos estabelecimentos de ensino, Fernanda Vilaça a assistir à inauguração desta exposição.
A ideia de fazer a exposição fotográfica nos próprios jardins-de-infância visa dar conhecimento aos pais e encarregados de educação das “boas práticas e excelentes iniciativas que são realizadas nos locais escolares frequentados pelos filhos”. Por outro lado, a autarquia de S. Victor pretende demonstrar que “tem excelentes estabelecimentos de ensino, que acolhe todos os alunos, num grau elevado de confiança e de segurança”.
“É nosso desejo que os pais saibam que existem ofertas de qualidade, a nível de recursos humanos e infra-estruturais na freguesia de S. Victor. Para termos uma oferta educativa de excelência, necessitamos de alunos para poder continuar a servir a comunidade envolvente. E os pais podem acreditar que o JI do Bairro da Alegria e das Enguardas são estabelecimentos de ensino de referência. O serviço de Apoio Sócio-Educativo que é assegurado pela Junta de Freguesia de S. Victor é uma referência no apoio aos pais e queremos que seja cada vez melhor”, afirma Ricardo Silva, presidente da Junta.
“Temos escolas de excelência, queremos proporcionar aos alunos experiências marcantes e que ajudem no desenvolvimento sócio-pessoal e cognitivo. Construímos ‘freguesia com este tipo de iniciativas”, sublinha Ricardo Silva.
FG (CP 1200)