O Hospital de Braga recebeu do painel de acreditação do Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS) – entidade acreditadora internacional – a confirmação da renovação da Acreditação Global. De acordo com esta entidade internacional, o hospital renova o seu compromisso com a qualidade e segurança do utente.
O painel de acreditação do CHKS confirmou ao hospital que os resultados conquistados, no âmbito de auditórias realizadas no passado mês de Novembro durante uma semana, atestam o compromisso colectivo pela diferenciação na qualidade e segurança dos cuidados prestados e reflectem o profissionalismo e empenho dos colaboradores do hospital bracarense.
O painel de peritos internacionais atestou que o hospital superou com sucesso os critérios do Manual da Qualidade e confirmou, ainda, a renovação da Certificação da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001, dos Serviços de Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Imagiologia, Imunohemoterapia, Farmácia e Esterilização e dos Serviços de Apoio.
Durante o processo de acreditação e aertificação foram elaborados pela unidade hospitalar perto de 4 mil procedimentos para cumprimento dos mais de 6 mil critérios de boas práticas internacionais, que garantem a segurança e qualidade dos cuidados prestados.
Para atestar a conformidade dos procedimentos e antes da realização das auditorias levadas a cabo pelos peritos internacionais, em Novembro passado, o hospital desenvolveu mais de 80 auditórias internas relacionados com processos e circuitos e perto de 8 mil auditorias clínicas, um instrumento que pretende avaliar a prática regular do tratamento ao utente.
O Sistema da Gestão da Qualidade, desenvolvido no âmbito do processo de Acreditação e Certificação, permitiu implementar uma metodologia de trabalho que se dedica à definição, controlo, monitorização e melhoria dos processos da organização.
“A melhoria contínua da qualidade constitui um objectivo diário que só se concretiza com o envolvimento de todos os colaboradores. O empenho destes, na concretização de mais um passo rumo a uma diferenciação na forma de cuidar de quem nos procura é fundamental para que o hospital de Braga se assuma como um dos hospitais de referência para todo o SNS. Esta Acreditação Global e Certificação são a garantia de que prosseguimos diariamente uma cultura de qualidade e segurança”, garante João Ferreira, presidente da comissão executiva do hospital.
Recorde-se o hospital bracarense tornou-se em 2014 o primeiro hospital nacional com Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiente e Segurança.
FG (CP1200)