Um grupo de empresários de Guimarães e Fafe comprou 16% da Media Capital, grupo que controla a TVI, tornando-se parceiro de Cristina Ferreira, soube-se esta sexta-feira.
Do grupo, três empresários são de Guimarães, do ramo imobiliário, e um outro, de Fafe, do ramo têxtil.
Os empresários participam no negócio da compra das 13,5 milhões de acções da Media Capital através da participação que detêm na sociedade Zenithodyssey. Foi precisamente esta empresa que adquiriu os 16% da Media Capital aos espanhóis da Prisa.
Alfredo Alves Pereira e Carlos Alves Pereira, da sociedade Alfredo & Carlos, uma imobiliária com sede na avenida de Londres (Lisboa), detêm, em conjunto, 10% da Zenithodyssey. Rui Armindo Costa Freitas é outro empresário vimaranense que detém 10% da Zenithodyssey, através da imobiliária Zafgest. A eles junta-se Filipe Barbosa, fafense, proprietário da Malha Fafe, que tem 12% do capital da Zenithodyssey, através de uma sociedade criada no final de Agosto.
O maior accionista desta empresa, que agora comprou 16% da TVI, é a CIN, uma conhecida empresa de tintas com sede na Maia. Os três empresários vimaranenses controlam 20% desta sociedade.
Além da apresentadora Cristina Ferreira, que comprou 2,5% do grupo, através de uma sociedade denominada Docasal, o empresário Mário Ferreira, Pedro Abrunhosa e Toni Carreira são alguns dos novos donos da televisão de Queluz de Baixo.