O Brasil registou na segunda-feira a temperatura mais elevada dos últimos 15 anos: 44,6 graus na região de Água Clara, em Mato Grosso do Sul, de acordo com os media brasileiros. A última vez que tal aconteceu foi em 2005, com os termómetros a chegaram aos 44,7 graus.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia brasileiro, o Inmet, que revela também que o país pode atingir valores históricos, capazes de ultrapassar a marca de 2005, no decorrer desta semana. O Brasil tem registado uma forte onda de calor desde o final de Setembro, batendo recordes em várias regiões.
No último fim-de-semana, segundo a mesma publicação, os termómetros baixaram em algumas cidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive nas capitais, impulsionados por uma frente fria vinda do mar, com ventos húmidos. Contudo, as cidades do interior continuaram a registar vagas de calor intenso.
A cidade de são Paulo registou a maior temperatura no sábado, mais concretamente em Votuporanga, onde os termómetros chegaram aos 42,1 graus. A esta seguiram-se outras no mesmo dia, nomeadamente Ibitinga que chegou aos 41,2 graus e Barretos com 41,1 graus.
O UOL revela ainda que na região do Mato Grosso do Sul, três cidades bateram “recordes históricos”, como é o caso de Campo Grande que registou 41 graus, São Gabriel do Oeste com 42,3 graus e Parnaíba a chegar aos 43,6. Isto sem contar com os 44,6 graus de Água Clara.
O Inmet aponta como principal causa para o aumento das temperaturas o bloqueio atmosférico na área central do Brasil, que deve fazer prolongar a onda de calor, pelo menos até quinta-feira. Para além disso esperam-se também ventos fortes, denominados de “amazónicos”, nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
Redacção com Executive Digest