Levar o trial bike aos jovens dos bairros sociais das Andorinhas, Enguardas e Picoto, promovendo a prática desportiva e um estilo de vida saudável, é o objectivo do ‘Bike Atitude’, um projecto pioneiro que foi apresentado esta quarta-feira, no Bairro das Andorinhas.
Apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de Fundos Comunitários, este é um programa de intervenção promovido pelo município, em parceria com a Academia Trial Bike, assente na visão de que a prática de actividade física pode contribuir para a inclusão e sociabilização das crianças e jovens. O projecto envolve mais de 130 crianças e jovens e conta com um investimento de 45 mil euros ao longo de três anos.
Esta iniciativa pretende criar um espaço não formal, através de sessões semanais de treino e prática desportiva, onde as crianças e jovens desenvolvam um conjunto de competências transferíveis para os seus percursos de vida e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados, experimentem o sucesso, tracem metas e objectivos e possam transferir para o contexto social, familiar e pessoal.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, este tipo de projectos têm uma importância crucial na integração das populações que residem nos bairros.
“Não basta à Câmara Municipal fazer aquilo que está a fazer neste momento ao reabilitar e dotar os bairros de excelentes condições físicas e infra-estruturais, é também crucial integrar as comunidades na sociedade e abrir os espaços à fruição da população, evitando a criação de guetos com a integração dos bairros na malha urbana”, salientou o autarca.
João Sousa, Pentacampeão Nacional de Trial Bike e também atleta da equipa Trial Portugal, é um dos mentores da academia que estará presente em todas as sessões de treino. O atleta evidencia as características favoráveis do Trial Bike no desenvolvimento das crianças e dos jovens, nomeadamente a exigência de equilíbrio, autoconfiança e concentração para ultrapassar os obstáculos.
A Trial Portugal é uma equipa de ciclismo, que além da sua actividade de competição e promoção da utilização da bicicleta, desenvolve e implementa projectos de inclusão através do desporto. A equipa já venceu seis Campeonatos Nacionais e sete Taças de Portugal de Trial Bike, em competições homologadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, assim como já participou em nove edições da Volta a Portugal em Bicicleta, como equipa dinamizadora do público.
De referir que o Portugal Inovação Social (PIS) é uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. A iniciativa PIS foi criada e negociada com a Comissão Europeia enquanto parte do processo de programação do Portugal 2020, com o objectivo de financiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.
Em Portugal existem mais de 700 investidores sociais. O município de Braga surge na terceira posição a nível social como investidor social no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto promovido pelo PIS.