O Conselho Cultural da Universidade do Minho promove terça-feira, dia 2, às 17h30, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, Braga, a conferência ‘O Esplendor da Ramalhal Figura (Ramalho e Eça)’. A iniciativa conta com a intervenção de Isabel Pires de Lima, especialista em Literatura Portuguesa e antiga ministra da Cultura (2005-08).
Natural de Braga, a oradora convidada licenciou-se em Filologia Românica e doutorou-se em Literatura Portuguesa. Destacou-se como especialista da obra de Eça de Queiroz, tendo integrado o Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz.
Ao longo da sua carreira, redigiu mais de cem artigos para jornais e revistas. Publicou vários livros, nomeadamente “As Máscaras do Desengano – Para Uma Leitura Sociológica de ‘Os Maias’ de Eça de Queiroz” (1987), coordenou a obra “Eça e ‘Os Maias’ Cem Anos Depois” (1990) e responsabilizou-se pela parte portuguesa de “Lettres Européennes – Histoire de la Littérature Européene” (1992).
Isabel Pires de Lima assumiu ainda a coordenação de várias obras dedicadas aos ensaístas Antero de Quental e Óscar Lopes. Foi convidada a fazer parte do júri de diversos prémios literários e ocupou cargos em instituições culturais. É professora emérita da Universidade do Porto e membro do conselho de administração da Fundação de Serralves.
Exposição sobre Ramalho Ortigão patente na Reitoria
Esta conferência realiza-se no contexto da exposição dedicada ao centenário da morte do escritor Ramalho Ortigão (1836-1915), patente até ao dia 12 de fevereiro na galeria da Reitoria. Originada nas bibliotecas municipais do Porto, a mostra foi localmente preparada pelo Conselho Cultural da UMinho e acompanhada de conteúdos bibliográficos oriundos das bibliotecas desta instituição. A entrada é livre, todos os dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.