A GNR deteve este fim-de-semana 168 pessoas em flagrante delito, mantendo-se a condução com influência de álcool como causa maior das detenções, com 99 ocorrências, informaram hoje as autoridades. Foram ainda detidas 18 por condução sem habilitação legal, 12 por tráfico de estupefacientes, cinco por furtos e duas por posse de arma proibida.
Durante o fim-de-semana, a GNR apreendeu 117 doses de haxixe, seis armas de fogo, 278 munições e três veículos.
Foram fiscalizados 7 081 condutores, tendo sido detectadas 2 416 infracções. Além de 917 excessos de velocidade e 242 casos de condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, as autoridades detectaram 107 infracções por falta de inspecção periódica obrigatória, 96 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 91 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 45 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 11 por infrações de tacógrafos.
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua actividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim-de-semana de 30 e 31 de Janeiro, que visou a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.