José Maria Cardoso, deputado do Bloco de Esquerda (BE), vai questionar o Governo por escrito sobre as datas previstas para o início dos trabalhos de desassoreamento da barra de Esposende.
A iniciativa do parlamentar, eleito pelo circulo de Braga, surge na sequência de uma reunião com a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, que teve como intuito identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pescadores da região.
De acordo com José Maria Cardoso, os representantes daquela associação apontam o assoreamento da barra, “uma das mais perigosas do país”, como o principal da classe.
“As más condições de navegabilidade na embocadura do Cávado põem em causa não só a segurança dos pescadores como também reduzem as suas possibilidades de pesca, uma vez que estes profissionais se veem impedidos de sair para o mar durante largos períodos do ano”, refere o bloquista.
Recorde-se que José Maria Cardoso já questionou o ministro do Mar sobre a barra esposendense no âmbito do Orçamento do Estado para 2021, mas a resposta de Ricardo Serrão Santos foi, afirma o deputado, “inconclusiva”.
.