A Escola do Rock de Paredes de Coura participou este mês na iniciativa ‘Train the Trainers’, do projeto Play2Grow, que teve por objectivo a formação dos youth workers -jovens trabalhadores-, de maneira a promover competências e habilidades essenciais que possam ser transmitidas através da música, nas suas escolas e organizações.
O projecto reúne parceiros como o município de Tomiño (Galiza), EOSA (Vigo, Galiza), SFOM- Scuola di Formazione e Orientamento Musicales (Itália) e Space Ensemble (Porugal), contando também com os convidados externos Orquestra SondeSeu, de Vigo, o SoL Music Network, de Madrid, Associação Ecoembes de Madrid, a Fundação Paideia da Coruña, e o Estúdio Bonobo, em Pontevedra, como projectos inovadores e de sucesso.
Ao longo da iniciativa, com uma duração de uma semana, parceiros e convidados externos apresentaram e promoveram as suas boas práticas relacionadas com o projecto, fomentando, assim, – explica a Escola do Rock- “o espírito de partilha e discussão, permitindo a todos aprender novos métodos de ensino e formas de trabalhar”.
As doze práticas foram divididas segundo os temas boot camps, métodos musicais, programas de aceleração e management de bandas, e inclusão através da música, com o último dia do ‘Train the Trainers’ dedicado à discussão geral dos tópicos e partilha de conclusões.
No primeiro dia do projecto foi apresentado o ‘Summer Camp’, de Aosta, Itália, bem como o ‘Summer Camp e Musical Camp de Tomiño’, Espanha. O segundo dia foi dedicado aos métodos de ensino, começando com a SFOM, de Aosta-Itália, que apresentou o Método Suzuki, e o SFOM Pop&Rock Workshop da SFOM. Por sua vez, a Orquestra SondeSeu, de Vigo, deu a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
O terceiro dia começou com a presença da SoL Music Network, de Madrid, e a Fundação Paideia, que deram a conhecer as estratégias para a promoção de bandas/eventos musicais. O dia terminou com dois projectos portugueses: a Escola do Rock e o seu Programa de Bandas Residentes, apresentados por Nuno Alves.
O último dia de promoção das boas práticas foi dedicado à inclusão, começando com o projecto ‘Música del Reciclaje’, da Ecoembes, em Madrid, uma orquestra inclusiva que usa instrumentos reciclados. Já os Estúdios Bonobos, de Pontevedra, deram a conhecer o Projecto ArteCalavera, numa sessão que terminou com as iniciativas Troca de Instrumentos e Ensemble de Clarinetes de Goián, de Tomiño.
“Com este ‘Train the Trainers’, do projecto Play2Grow, foi possível proporcionar uma grande partilha de conhecimentos, em que foram debatidos projectos e formas de trabalhar, sempre com o objectivo, por parte dos youth workers, de inclusão de novos métodos de ensino, trabalho, e novos projectos, nas suas respectivas escolas e organizações”, refere a Escola do Rock courense.