Os números da infecção por covid-19 estão a baixar em Guimarães, mas “a batalha ainda não está ganha”, alertou esta quinta-feira Domingos Bragança, que revelou que o município tem prestes começar um projecto de teleconsultas, um projecto de “medicina digital” em colaboração com a Universidade do Minho.
O autarca, citado pelo Grupo Santiago, revelou que actualmente o concelho regista uma redução de 15 % dos infectado pelo novo coronavírus mas “em pandemia o que é hoje pode não ser amanhã”.
Domingos Bragança salientou que na luta contra a propagação da pandemia, a Câmara disponibilizou cinco técnicos superiores “a tempo inteiro” para o programa ‘Vamos salvar Portugal’, promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
“Os técnicos cedidos pelo município juntamente com uma equipa de militares estão a fazer o rastreio dos casos activos tentado, assim, definir e cortar as cadeias de contágio”, disse.
“Estão a ser contactados todos os casos positivos num prazo de 48 horas, desbloqueando as declarações e prescrições para os testes”, adiantou à Rádio Santiago.
Segundo o edil, a equipa, que começou a trabalhar no passado dia 24, “já conseguiu fazer o acompanhamento de 1.744 infectados e o acompanhamento de 1.575 pessoas da cadeia de infectados, estando a actualizar com a Saúde Pública o atraso que havia na realização dos inquéritos epidemiológicos”.
MEDICINA DIGITAL
Revelou ainda que está pronto a começar um projecto de teleconsultas, uma iniciativa que resulta de outro protocolo entre a autarquia e a ARS-N.
“Guimarães é o primeiro concelho desta região a ter teleconsulta” fruto de um protocolo que vai funcionar em nove freguesias do concelho, sendo que a primeira será em Brito.
“Está tudo preparado, falta apenas a ARS-Norte fazer a articulação com o sistema informático central”, explicou.
“Temos trabalhado em medicina digital com o P5 da Universidade do Minho [Centro de Medicina Digital], quer com os testes quer com a consulta digital na sequência de dois protocolos com a Escola de Medicina”, conclui à Rádio Santiago.