Em Barcelos, o carnaval popular já mexe. Os preparativos para a grande festa que traz às ruas da cidade 50 carros alegóricos, dois mil figurantes e centenas de cidadãos que participam de forma espontânea no corso já começaram a mobilizar a população e, em vários locais do concelho, já se prepara o grande dia.
É um dos mais autênticos do país e enche o concelho de carros alegóricos, cabeçudos e gigantones, dança e muita animação. Com fortes marcas de ruralidade, em Barcelos o Carnaval continua a celebrar-se como manda a tradição: vasculham-se os baús e usa-se a imaginação para dar largas à criatividade. Com a diferença de que agora os foliões deixaram as freguesias (Barcelos tem 61) e juntam-se todos no centro histórico para brincar ao Carnaval, criando o maior desfile de Carnaval Popular do país.
A Câmara volta a organizar o Carnaval Popular com o tradicional corso de carros alegóricos, desfile de cabeçudos e gigantones, muita música, dança e animação, que invadem, entre os dias 5 e 9 de Fevereiro, as ruas da cidade.
Uma festa com grande tradição no concelho, que junta 44 associações e atrai, todos os anos, milhares de visitantes. É um carnaval que rememora as verdadeiras tradições do corso de base popular. Um carnaval que sai da rua da aldeia e invade as artérias da cidade num registo único e singular onde a etnografia se junta com a sátira e o humor popular.
Popular, tradicional e engraçado, é este o intuito do carnaval popular de Barcelos, onde se dá largas à imaginação e se aposta na crítica social e política, com muito humor e criatividade. Mas há mais. Durante esses dias, o centro histórico recebe ainda a Feira do Fumeiro e enche-se de cor, música, espectáculos de dança pelas ruas, desfile de cabeçudos e gigantones e concurso de máscaras.