O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, preside à inauguração do Açude de Ponte de Lima, no próximo dia sábado, dia 6.
A recuperação e remodelação do Açude de Ponte de Lima teve como objectivo criar melhores condições para a prática da canoagem.Assim, ao abrigo do projecto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do Rio Lima, a intervenção visou encontrar uma solução que garanta a estrutura hidráulica do Açude, bem como proporcionar condições de escoamento dos caudais, semelhantes às que actualmente se verificam.
Desta forma foi introduzida uma técnica única no país, designada Escada de Peixe, que consiste num alinhamento de pedras em sobreposição, criando agitação das águas, o que facilita a passagem dos peixes.
A instalação desta técnica, que se baseia em projectos internacionais, foi orientada pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. As obras não comprometeram os ecossistemas naturais do Rio Lima, tendo-se conseguido concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística.
A obra de recuperação do Açude teve início em Julho, cujo investimento total, foi de cerca de 560 mil euros, sendo o custo do desassoreamento do Rio Lima de 91 mil euros.
O investimento foi assegurado pelo orçamento municipal, tendo autarquia de Ponte de Lima submetido uma candidatura ao Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos, sendo admitido o cofinanciamento do projecto de intervenção.