O vereador social-democrata José Monte, da Câmara Municipal de Valença, renunciou, esta quinta-feira, alegando não se rever no actual projecto da autarquia, de maioria PSD.
O até agora vereador dos pelouros do Turismo, Desporto, Cultura e Eurocidade anunciou a decisão em plena reunião do Executivo Municipal, justificando-a com o desacordo sobre o projecto que está a ser implementado pela autarquia, liderada por Manuel Lopes.
José Monte pertence ao executivo há dois mandatos, tendo Manuel Lopes assumido a chefia do município após saída do anterior autarca Jorge Mendes, que foi eleito deputado da Assembleia da República, nas últimas Legislativas.
“Hoje, dia 7 de Janeiro, renunciei aos pelouros que me estavam confiados pelo senhor presidente. Após a saída do anterior presidente, Jorge Mendes, verifiquei que está a ser implementado um projecto político que considero não ser aquele que ajudei a construir quando, em 2005, apresentamos uma alternativa política pelo PSD aos valencianos”, escreve em carta que leu esta quinta-feira durante a sessão do executivo e que enviou à comunicação social.
“Durante um longo tempo dei o benefício da dúvida com a esperança de que iríamos encontrar esse caminho. Contudo, acabei por constatar que, cada vez mais nos afastávamos do projecto que foi sufragado nas urnas”, acrescenta, referindo “que terá sido uma escolha consciente, que lamento profundamente porque o projecto inicial era efectivamente melhor, muito melhor”.