A Câmara Municipal de Esposende apresentou esta sexta-feira dois autocarros, no valor de cerca de 250 mil euros, substituindo as viaturas que devido à idade deixaram de poder transportar crianças e jovens até 16 anos.
A autarquia afirma que “o investimento destina-se a garantir “uma constante e progressiva melhoria dos serviços prestados à população do concelho, nomeadamente às instituições que desenvolvem projectos culturais, sociais e desportivos” e reforçar sua frota automóvel, “principalmente aquela que presta apoio à comunidade escolar, assegurando um transporte mais cómodo e mais seguro para as crianças do concelho”.
Estes autocarros apresentam-se com todos os lugares equipados com cintos de segurança, devidamente homologados, cumprindo a legislação vigente para o transporte público de passageiros. A segurança, refere o município, “é um dos aspectos mais relevantes das novas viaturas, sendo dotadas de comandos de emergência (interior e exterior), caixa de primeiros socorros ou extintores de pó químico, entre outros sistemas de segurança”.
Os autocarros substituídos serão convertidos e utilizados em outros serviços.
A decisão da Câmara decorre, também, das necessidades extraordinárias para dar resposta à situação epidemiológica provocada pela covid-19, nomeadamente os condicionalismos impostos quanto ao número de ocupantes por viatura.