Reconhecendo que os casos de contágio de covid-19-19 não param de aumentar no concelho, apesar das condicionantes impostas pelo Estado de Emergência e pelo confinamento, a Câmara Municipal de Esposende reforçou as medidas de combate à pandemia.
Em nota à imprensa, a autarquia afirma que, apesar de ter desencadeado todos os mecanismos que tem ao seu dispor, “substituindo, em certas alturas, o próprio Estado”, para minimizar as carências no socorro à população com “actos concretos” (fornecimento de meios e equipamentos às instituições, corporações de bombeiros, Cruz Vermelha e forças de segurança), a verdade é que o concelho conta, de acordo com o último relatório da Direcção-Geral da Saúde, com uma incidência cumulativa de 1.747 doentes por 100 mil habitantes, figurando entre os territórios de risco extremamente elevado de covid-19.
Mesmo com a “intensa campanha de sensibilização”, desenvolvida pelo município, em colaboração com as instituições locais, os casos de contágio “não param de aumentar e perspectiva-se que venham a ser atingidos números inusitados” num concelho que já é o mais afectado do distrito de Braga.
Cumprindo as determinações expressas no decreto n.º 3-B/2021, de 19 de Janeiro que altera a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, a Câmara procedeu à interdição dos espaços públicos de lazer.
Fica, assim, interdito o acesso à Ecovia do Litoral Norte (desde Apúlia a Antas, incluindo o percurso da margem do rio Neiva), Ecovia do Cávado, Zona Ribeirinha de Esposende, marginal de Ofir, frente marítima de Apúlia, e recintos de S. Lourenço, em Vila Chã, e da Senhora da Guia, em Belinho.
A interdição abrange também todos os parques infantis públicos do concelho e os equipamentos para a prática de desporto e similares, como os parques fitness, o Power Station e o Skatepark de Esposende, além de bancos de jardim, jardins e demais espaços verdes e de lazer.
Todos os espaços encerrados estão devidamente assinalados com fitas inibidoras de utilização e com afixação de cartazes informativos desta proibição.
“LUTA SEM TRÉGUAS”
Para reforçar a informação, foi lançada, adianta o município liderado pelo social-democrata Benjamim Pereira, “uma nova campanha de sensibilização que pretende alertar para a necessidade de todos se entregarem num último esforço. Um esforço que pode salvar vidas”.
A autarquia lembra que, além do risco de vida que uma conduta negligente pode propiciar, o incumprimento das regras implica multas avultadas, apelando à população que siga as recomendações das autoridades de saúde e, perante sintomas de febre, dores de cabeça ou dores de garganta, ligar para a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24. É aconselhado a não frequência de espaços públicos e o cumprimento do recolher domiciliário.
“Esta é uma luta sem tréguas, para a qual o município de Esposende apela ao bom senso de todos”, frisa a comunicado.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)