Está patente na Fonte do Ídolo, até dia 28, a exposição dos trabalhos do XII Concurso Municipal de Fotografia, composta por mais de meia centena de fotos.
Subordinado ao tema ‘Vistas, perspectivas e postais sobre o Centro Histórico’, o concurso teve como novidade o facto de as fotografias terem sido reveladas a preto e branco. Esta opção técnica e artística, conjugada com o tema escolhido, despertou o interesse e a sensibilidade dos concorrentes relativamente ao centro histórico nas suas múltiplas dimensões.
Segundo Miguel Bandeira, vereador do Planeamento, Ordenamento e Urbanismo, o concurso tem por objectivo a divulgação, conhecimento e atracção pelo património histórico e cultural de Braga, mais concretamente o centro histórico, a área alvo deste concurso.
“Temos fotografias de nível profissional, sendo que o uso de máquinas descartáveis condiciona a tipologia das imagens e vem relançar a importância da fotografia para além do que o digital oferece. Trata-se de uma expressão artística que merece ser compreendida e contemplada”, afirmou.
Por seu turno, Lídia Dias, vereadora da Cultura, sublinhou que o facto de as fotografias estarem expostas na Fonte do ídolo vem dar um brilho ainda maior ao concurso. “A exposição está localizada num espaço único da cidade e permite aos visitantes terem a oportunidade de verem a cidade a preto e branco e apreciarem, ao mesmo tempo, um núcleo museológico ímpar do nosso legado romano”, afirmou.
O júri atribuiu o primeiro prémio ao concorrente Nuno Miguel Silva Costa e menções honrosas aos concorrentes Pedro Emanuel Sardo Alvim e Marcelo Gonçalves Marques, registando que estes trabalhos “corporizam significativo mérito e qualidade”.
O júri entendeu também deixar registado um voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso de utentes do Centro D. João Novais e Sousa, instituição que acolhe e apoia pessoas com deficiência mental e cuja participação vem conferindo a esta iniciativa uma verdadeira dimensão social, genuinamente inclusiva, na medida em que proporciona uma experiência sociocultural em paralelo e harmonia com os demais cidadãos.
Ao longo das suas 12 edições, o Concurso Municipal de Fotografia teve, no total, 617 participantes, 15.829 fotos reveladas e 716 fotos expostas publicamente que passaram a integrar o acervo do Museu da Imagem.