Barcelos acolhe, entre 15 e 17 de Abril, o 17.º Congresso Ibérico ‘A Bicicleta e a Cidade’, este ano sob o tema ‘A era da infra-estrutura’, iniciativa que se propõe debater a mobilidade activa.
Segundo o município, a escolha de Barcelos para a realização da próxima do congresso, representa “uma excelente oportunidade para cimentar as boas práticas no domínio da mobilidade ciclável que estão a ser pensadas e implementadas” no concelho.
“O município está a operar uma mudança de paradigma na mobilidade da cidade que começou em 2018 com a criação do BarcelosBus, duas linhas de transporte público urbano com elevada frequência, ligando pontos de interface nas entradas da cidade, e cruzando-se em pleno centro, no campo da feira que se revelam um sucesso”, afirma a autarquia em comunicado, recordando ainda que, em 2019, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave lançou o UBike e a cidade preparou “um projecto de execução para criar uma rede ciclável urbana segura, que leve as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia”.
“Estas foram as primeiras etapas de um programa que transformará o conceito de mobilidade na cidade”, assegura.
O congresso é organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e pela sua congénere espanhola ConBici, em parceria com o município, e é considerado um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável.
Realiza-se de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.
As inscrições estão abertas para o público em geral em https://congressoiberico.fpcub.pt, sendo que para apresentações devem ser feitas até 28 de Fevereiro, com notificação da sua aceitação em 15 de Março. Os presidentes de Junta têm inscrição gratuita.