O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, provocou esta terça-feira a morte de mais um utente, elevando para 13 o número de óbitos, sendo que mais quatro idosos continuam hospitalizados.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, adiantou que o utente que morreu esta terça-feira estava internado no hospital de Santa Luzia.
Segundo o autarca, estão actualmente internados naquela unidade hospitalar quatro utentes.
O surto teve início no dia 12 e, “actualmente, 53 utentes permanecem na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), aparentemente estáveis”, especificou.
Além dos utentes, 32 de um total de 52 funcionários da instituição – entre administrativos, profissionais de saúde e auxiliares – também se encontram infectados com o vírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.
A instituição tem actualmente 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 no activo para garantir o funcionamento da instituição.
Foi dotada de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) composta por dois enfermeiros e três auxiliares e disponibilizado um médico para fazer a avaliação dos utentes, bem como do apoio de vários voluntários.