Parte de um lote com centenas de vacinas contra a covid-19 danificadas por uma falha no sistema de refrigeração da farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, impossibilitando a sua utilização, teriam como destino o Hospital de Celorico de Basto, no âmbito do processo de vacinação dos profissionais de saúde, apurou o PressMinho de fonte hospitalar.
De acordo com o Jornal de Notícias, fonte do Conselho de Administração afirmou que “tudo indica que a falha estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital”.
Segundo a mesma fonte, “o Conselho de Administração ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respectivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime”.
Sabe-se agora que são em causa estão 600 vacinas contra a covid-19, num esclarecimento enviado pelo hospital à agência Lusa. O problema ocorreu com 113 frascos (cada um daria para cinco ou seis vacinas) que tinham chegado na segunda-feira ao hospital e deviam ter sido administradas na terça-feira.
Perante o incidente, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa “realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas.
As vacinas devem chegar já esta quinta-feira, procedendo-se à vacinação de imediato dos profissionais entre quinta-feira e sábado”, adiantou a unidade hospitalar.