A estratégia +Indústria conta com o compromisso firme de investimento de 51 empresas, num total de 359 milhões de euros, que potenciará a criação de cerca de 2.413 postos de trabalho até 2020.
Para aumentar o impacto da indústria na região e potenciar a atracção de novos investimentos, está previsto também efectuar 15 milhões de euros de investimento público até 2019, com 85% de comparticipação de fundos Europeus. Estes dados foram divulgados hoje, dia 5 de Fevereiro, durante a apresentação do projecto, que decorreu no edifício gnration.
Desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026, o projecto enquadra os planos de investimento e de regeneração de áreas empresariais do município vocacionadas para a indústria, de forma a potenciar a criação de emprego e o aumento de exportações através do incremento da competitividade das empresas.
A Estratégia +Indústria enquadra os planos de investimento públicos e privados e de regeneração de áreas industriais (Adaúfe/Pitancinhos, Sobreposta, Celeirós, Ferreiros e Navarra), de forma a potenciar a valorização de todo o território e o incremento da competitividade das empresas.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, este “é um projecto de que os bracarenses se podem orgulhar e que mostra os traços de modernidade de uma cidade com um vasto lastro histórico mas que se rejuvenesce a cada momento”.
“Braga marca pela diferença na forma como os agentes locais se unem em torno do objectivo comum de qualificar a cidade, criar emprego, gerar riqueza e aumentar o volume de negócios e exportações, contribuindo para dar uma melhor qualidade de vida às populações”, afirmou, sublinhando que o concelho tem instituições de ensino de formação de excelência, assim como empresas que são hoje uma referência para o pais e para o mundo nas mais diversas áreas de actividade: “Braga é um exemplo para o país no que se refere ao modelo de desenvolvimento de território, que pode e deve ser replicado noutros contextos a nível nacional”.