A Federação Distrital de Braga do PS assumiu a condução do processo de escolha de candidatos em Barcelos e em Vizela, anunciou esta terça-feira a Comissão Política liderada por Joaquim Barreto.
Em comunicado, o PS/Braga refere que “houve um amplo debate” sobre a avocação do processo de designação dos candidatos autárquicos nos concelhos de Vizela e Barcelos, que resultou depois numa aprovação por “maioria expressiva” dessa proposta.
No caso de Vizela, a decisão foi aprovada com 52 votos a favor, dois contra e 16 abstenções.
Relativamente a Barcelos, registaram-se 50 a favor, 18 votos contra e duas abstenções.
Estavam em condições de votar 70 elementos do partido.
Recorde-se que a Concelhia de Barcelos indicou o nome de Horácio Barra, actual presidente da Assembleia Municipal, já que o actual presidente da autarquia, Miguel Costa Gomes, atingiu o limite de mandatos
Em Vizela, os socialistas apoiam a recandidatura de Victor Hugo Salgado, eleito por um movimento independente em 2017, o que provocou desagrado e levou a demissões no executivo municipal.
“Justifica-se o papel mediador, a nível institucional, que a Federação Distrital de Braga pode prestar neste processo, fazendo convergir vontades e dirimindo divergências quando estas se verifiquem”, acrescenta o comunicado.
Segundo o PS/Braga, “para além deste papel mediador e conciliador, acresce uma outra razão fundamental: a importância dos concelhos de Vizela e Barcelos no contexto autárquico do distrito de Braga e o manifesto interesse para o PS em apresentar uma candidatura autárquica conciliadora e agregadora nestes concelhos”.