O PSD e o movimento independente Barcelos, Terra de Futuro (BTF), liderado pelo ex-socialista Domingos Pereira, antigo vice-presidente da autarquia, estabeleceram um princípio de acordo com vista às próximas Eleições Autárquicas no concelho.
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo BTF, que refere que no final da passada semana reuniu com o candidato indicado pela Direcção Nacional do PSD, Mário Constantino.
No encontro foi feita uma “primeira abordagem formal e exploratória para a apresentação de listas conjuntas a todos os órgãos autárquicos do concelho”, tendo sido “possível alcançar um acordo de princípio sobre esta matéria, com o PSD e o BTF”.
O movimento, criado em 2017 por Domingos Pereira após cisão com o autarca Miguel Costa Gomes, acrescenta que “muito brevemente” serão tornados públicos “todos os detalhes formais e políticos deste tão importante entendimento, para servir Barcelos e os barcelenses”.
O processo autárquico está a ser vivido com muita indefinição. O actual presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, eleito pelo PS, não se pode recandidatar por já atingir o terceiro mandato consecutivo.
O PS já aprovou o nome de Horácio Barra, com Costa Gomes como candidato à Assembleia Municipal, mas a constituição da lista, nomeadamente a possível integração de Alexandre Maciel, não está a ser pacífica, pelo que a Federação Distrital de Braga decidiu avocar o processo.
Já o PSD viu o presidente da Concelhia, Bruno Torres, demitir-se depois de o seu nome ser rejeitado como candidato à Câmara. Em alternativa, os social-democratas escolheram o empresário João Sousa.
Contudo, o nome foi recusado pela Direcção Nacional do partido, que impôs o actual vereador Mário Constantino, que já foi candidato pelo PSD em 2017.