Pelo quarto ano consecutivo, o GAT – Grupo de Activistas em Tratamentos assinala o Dia Internacional do Preservativo com a pintura da fachada de um edifício devoluto no bairro da Mouraria, em Lisboa, e com a distribuição de preservativos no centro da capital.
A iniciativa, a ter lugar no dia 13 de Fevereiro, véspera do Dia dos Namorados, tem como objetivo promover o uso do preservativo como meio de prevenção da infecção pelo VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa resulta de uma parceria entre o GAT e a AHF – AIDS Healthcare Foundation.
O uso consistente do preservativo contínua abaixo do necessário, quer entre a população geral, quer entre as populações-chave na resposta à epidemia de VIH, pelo que a promoção do uso do mesmo continua a ser uma prioridade, refere o GAT em comunicado.
“Este ano decidimos marcar a data com a pintura de um mural pelo street artist Hibashira em conjunto com utentes do centro IN-Mouraria, um centro do GAT dirigido a pessoas que usam drogas”, acrescenta.
A inauguração da pintura tem lugar às 11 horas nos números 81 e 83 da Calçada de Santo André, bairro da Mouraria. Posteriormente, decorre uma distribuição de preservativos pelo centro da cidade.
Fonte: Lifestyle