A Câmara Municipal de Esposende vai homenagear Paulo Gonçalves, assinalando o 1.º aniversário do seu falecimento, em cerimónia agendada para o dia 25 de Abril, ocasião em que é dado o seu nome a uma rua da freguesia de Gemeses de onde o piloto era natural.
Da cerimónia faz parte uma missa, pelas 11h00 horas, na igreja paroquial de Gemeses, seguindo-se uma romagem ao cemitério, para deposição de uma coroa de flores em memória de Paulo Gonçalves. No final, é descerrada uma placa toponímica que dando o nome de Paulo Gonçalves a uma rua de Gemeses.
Em nota às redacções, a autarquia explica que devido às restrições decorrentes da pandemia, só agora, com o desconfinamento progressivo, é possível realizar esta homenagem, cujas cerimónias contarão com um número restrito de convidados, sendo todas as iniciativas serão transmitidas pela Esposende Serviços TV.
Paulo Gonçalves faleceu a 12 de Janeiro, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar.
“Esta homenagem pretende destacar o desportista, mas essencialmente o Homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente”, afirma a autarquia, referindo que “a toponímia, enquanto veículo da memória colectiva, perpetua um homem que é, reconhecidamente, respeitado pela comunidade”.
A intenção é ainda, acrescenta o comunicado, enaltecer “a marca que Paulo Gonçalves deixou no concelho, onde manteve sempre uma atitude de apoio e promoção das actividades desportivas e, alargando a acção, empenhou-se na campanha de sensibilização ambiental promovida pelo município.”
Distinguido nas dez edições já realizadas da Gala de Mérito Desportivo, o município esposendense atribuiu-lhe, a título póstumo, o mais alto galardão municipal, a medalha de Honra.
.