A União de Sindicatos de Braga (USB) comemora este domingo, a partir da 15h00, o 47-º aniversário da Revolução dos Cravos, com uma concentração na Arcada, no centro da cidade.
A iniciativa conta com intervenções alusivas à data e animação musical, sendo transmitida em directo a partir da página da USB no Facebook.
‘Democracia com direitos’, ‘Salários Dignos’ e ‘Serviços públicos de qualidade’ são os motes da iniciativa, que conta com a adesão de várias entidades, nomeadamente da Câmara Municipal.
A Associação Círculo Arte e Recreio (C.A.R.), por exemplo, realiza um ciclo de conversas intergeracionais, entre este domingo e a próxima sexta-feira, e publicação de músicas do 25 de Abril interpretadas pelos professores da sua escola de música.
Entretanto, a associação promoveu uma Fanzine com a temática ‘Qual é a tua, Ó meu!’, envolvendo a comunidade através de artigos, desenhos, e outros, que é apresentada no dia 1 de Maio.
A Associação Juvenil A Bogalha, desenvolve igualmente actividades para divulgar a data junto dos mais pequenos, através da leitura, desenhos, conversas e filmes.
O núcleo de Braga do Movimento Democrático de Mulheres (MDM também assinalou o dia, mas este sábado, com encontros com os jovens da Universidade do Minho.
Também o PCP se associa às comemorações, apelando à presença de toda a população.
O Núcleo Antifascista de Braga apela, igualmente, a “sair à rua” para “impedir que a direita e os serviços privados se aproveitem da pandemia para lucrar com a saúde e para que continuemos a ter um Serviço Nacional de Saúde de acesso universal, preparado para sustentar possíveis desafios de saúde pública que possam surgir e assegurar o seguimento médico alargado da população”.