As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar o galardão para a época balnear 2021, merecedor da distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), anunciou esta sexta-feira a Câmara de Esposende.
“A atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias de Esposende representa a confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental”, afirma a autarquia em comunicado.
Apesar, acrescenta, de todas as dificuldades decorrentes da pandemia, particularmente para as entidades que gerem as zonas balneares e para as que estão relacionadas com o sector do turismo, “a manutenção da confiança na qualidade dos areais e das águas de Esposende representa um forte incentivo para a retoma que se pretende”.
A Câmara refere que praias de Apúlia e Cepães figuram entre as praias que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, Praias Acessíveis, sendo ainda um município pioneiro em criar duas praias destinadas a acolher animais de companhia.
Em 2021, ‘Ir à praia em Segurança’ continua, afirma a nota, “a significar mais do que ter cuidado com o mar ou com o sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à covid-19.
“A atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias de Esposende representa a confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental”, frisa.
A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou esta sexta-feira que 372 praias, 16 portos de recreio/marinas e 11 embarcações ecoturísticas foram galardoadas com Bandeira Azul, pelo júri internacional, em 2021, o que significa um aumento de 12 Bandeiras Azuis em relação a 2020.