Sete novos projectos ligados à Universidade do Minho disputam esta quinta-feira a final do SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, que atribui prémios e apoio à criação de empresas num total superior a 20.000 euros. A sessão é às 14h30, no auditório do AvePark, nas Caldas das Taipas, Guimarães. O júri inclui Heitor Benfeito (Portugal Ventures), Carlos Oliveira (InvestBraga), Pedro Martins (2bpartner) e Fernando Alexandre (UMinho). A organização é da TecMinho e do Spinpark.
A organização adiantou que os projectos incluem desde a primeira empresa mundial em dispositivos inovadores para ostomias (cirurgias que ligam uma víscera ao exterior do corpo humano), um comando na chave do carro que fixa/desafixa as rodas, evitando o desaparafusamento manual (está a ser alvo de patente), e uma estrutura sustentável amovível para levar bicicletas em autocarros.
Promete-se ainda novos modelos de gestão e produção industrial personalizada, uma plataforma web e mobile de segurança pessoal para as compras, uma rede cooperativa de venda de serviços e, também, uma aplicação móvel grátis para escolher um bar ou discoteca à noite, sabendo em tempo real o ambiente de cada espaço e partilhando a opção com amigos.
As sete ideias finalistas designam-se Caring4uOstomy, Simply Wheel, BikeOn, GenSys, Marclae, Need-A-Hand e Night Out. O SpinUM premeia e apoia anualmente as ideias de negócio inovadoras e com maior potencial, de qualquer área científica e ligadas à UMinho. O site oficial éwww.tecminho.uminho.pt.