O presidente da Câmara Municipal de Braga defendeu um “verdadeiro compromisso político” seja possível colocar no terreno as respostas necessárias para a população sem-abrigo e sublinhou o trabalho realizados pelas autarquias.
Ricardo Rio, que participava esta terça-feira, no webinar sobre respostas a pessoas em situação de sem-abrigo na América Latina, organizado pelo Governo do Chile, deu como exemplo o concelho de Braga onde, “nos últimos anos”, se tem “procurado criar respostas efectivas, num trabalho alinhado com a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NIPISA) de Braga, coordenado pelo município”.
Rio defendeu ainda a necessidade de “um plano de acção nacional ao nível da saúde mental e das dependências que afectam este grupo populacional.
Na conferência online, que teve o objectivo de partilhar de respostas àquela população, o autarca destacou igualmente a importância do trabalho em rede com instituições como a Cruz Vermelha, a Segurança Social ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
“Em Braga estamos em contacto constante com as instituições que trabalham nas mais diversas áreas, como a saúde, o emprego, a habitação ou a formação profissional. Temos de ter consciência que estas situações exigem um acompanhamento duradouro e que os resultados só são visíveis a médio e longo prazo”, notou.
O projecto ‘Housing First’, o reforço dos apoios à habitação através da Bragahabit, o programa de residências partilhadas, as equipas de rua e os centros de alojamento de emergência, como os que foram criados para a fazer face à vaga de frio ou para a covid-19, foram algumas das medidas locais mencionadas por Ricardo Rio.
O webinar foi organizado pelo EuroSocial, programa da União Europeia, e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Família do Chile.
A par de Ricardo Rio, a iniciativa contou com os contributos de Karla Rubilar, ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, de Sam Tsemberis, fundador e CEO do Pathways Housing First Institute, e de Balakrishnan Rajagopal, relator da ONU para os assuntos da habitação, num debate moderado por Karinna Soto, do Programa Nacional de Rua do Governo chileno.