A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu, esta quinta-feira, um alerta para a possibilidade de ocorrência de cheias e de inundações rápidas, devido ao “agravamento das condições meteorológicas” nos próximos dias, nomeadamente no Minho, Douro Litoral e a Norte do Rio Tejo.~
Em comunicado, a Protecção Civil diz que existe a “possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água”.
Segundo a ANPC, as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado. O alerta inclui também o piso rodoviário escorregadio e a eventual formação de lençóis de água e gelo na estrada, além de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento.
Mau tempo no fim-de-semana
Para esta sexta-feira e sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação persistente – por vezes forte – e agitação marítima na costa ocidental com ondas entre quatro e cinco metros, que aumentarão partir da madrugada de domingo.
Está também previsto vento forte, que poderá chegar aos 70 km/h no litoral e terras altas, e queda de neve acima dos mil metros de altitude nas regiões do Norte e Centro. No domingo, segundo o IPMA, a queda de neve pode ocorrer abaixo dos 800 metros.