A CDU de Braga afirma que o presidente da Câmara Municipal deve explicações públicas sobre as inundações e o caos no trânsito provocados pelo mau tempo que se verificou ao final da tarde desta sexta-feira.
Recordando que o concelho bracarense assistiu, apesar do alerta da Protecção Civil, “à multiplicação de inundações, automóveis forçados a parar na estrada, pessoas retidas em cima de viaturas, estradas com transito interrompido durante horas, um incêndio e quedas de árvores”, a coligação PCP/PEV considera que Ricardo Rio “deve um esclarecimento público sobre as medidas que foram ou não tomadas no sentido de acautelar os impactos”.
Em nota ao PressMinho, a CDU sublinha que “a dimensão dos impactos das chuvas não pode ser desassociada da continua degradação da limpeza urbana e falta de manutenção do espaço público, o que tem merecido criticas generalizadas”.
“A CDU tem vindo, ao longo do tempo, a alertar para a necessidade de reforçar em meios e pessoal os serviços municipais nestas áreas, no sentido de permitir inverter a situação, mas sem que Ricardo Rio e a coligação PSD/CDS/PPM tenham correspondido, pelo contrário”, refere a nota.
Outro factor que, na opinião da CDU, contribui para que situações como se repitam “é a excessiva impermeabilização dos solos decorrente de um mau planeamento do território com prejuízo para os espaços verdes, de que é exemplo a obra em curso na chamada Variante da Encosta”.
A CDU avança que a sua vereadora e candidata à Câmara nas próximas Autárquicas, Bárbara Barros, vai levantar estas questões na reunião do Executivo municipal da próxima segunda-feira.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)