O concelho de Braga contabilizava ao final da tarde desta sexta-feira 193 casos por 100 mil habitantes, mais 16 casos dos que constavam do boletim epidemiológico divulgado no mesmo dia pela Direcção Geral de Saúde.
O número foi avançado pelo presidente da Câmara de Braga à Rádio Universitária do Minho (RUM), que revelam, de acordo com os dados da Administração Regional da Saúde, “um agravamento face aos últimos dados”, que apontavam para 177 casos por cem mil habitantes.
Os números “preocupam” a autarquia que tem insistido na sensibilização junto da população. À RUM, Ricardo Rio lembra que é preciso outra atenção por parte da população e dos empresários, em particular do sector da restauração e que são os mais prejudicados pelo não avançar para a nova fase de desconfinamento.
Assim, a autarquia pretende reforçar a sensibilização junto da população “para que as pessoas tenham especial atenção em todas as suas condutas”, sublinha Ricardo Rio à ‘Universitária’.
A fiscalização junto dos estabelecimentos em todos os pontos da cidade está também a ser “reforçada”, assegura o autarca, reconhecendo que é preciso mais consciência por parte dos cidadãos, mas também por parte dos empresários, sobretudo os da restauração, lembrando que serão “os primeiros visados”.
“Há regras a respeitar. Temos vindo a alertar para o cuidado que se exige neste momento e inverter a tendência dos números”, sublinha.