A Câmara de Braga vai proceder à requalificação e ampliação do Pavilhão das Goladas, numa intervenção de 1,6 milhões de euros. O equipamento duplica a capacidade passando de 430 lugares sentados para 854 e será completamente adaptando às necessidades dos seus utilizadores.
“Esta era uma das nossas prioridades de intervenção e optamos por uma requalificação integral em vez de uma mera intervenção paliativa que não ia resolver os problemas estruturais. Passaremos a contar com um Pavilhão de futuro, adaptado às exigências desportivas e sociais e com todas as condições para continuar a ser um estímulo à actividade desportiva da comunidade”, afirma Ricardo Rio, presidente da Câmara, lembrando que em 20 anos o Pavilhão não foi alvo de nenhuma intervenção de fundo com vista à sua requalificação ou conservação, apresentando já uma notória degradação estrutural e funcional.
“Trata-se de uma infra-estrutura de extrema importância para a prática desportiva no concelho, uma vez que é o palco regular dos jogos do Hóquei Clube de Braga, da actividade da escola de Patinagem Artística do clube, além de servir a comunidade escolar de São Victor”, refere o autarca.
Com um prazo de execução de 18 meses, o projecto prevê a ampliação das bancadas norte e sul, a criação de instalações sanitárias, assim como a remodelação do acesso ao edifício que irá incluir a entrada principal, foyer, bilheteira e bar.
Com este projecto de ampliação e requalificação integral, o equipamento passa a contar com mais um piso onde será criada uma sala polivalente destinada à escola de patinagem artística, sendo que a intervenção envolve a substituição da cobertura e a requalificação do revestimento da área de jogo, assim como trabalhos de conservação do equipamento.
De entre as medidas tomadas para melhorar o equipamento, destacam-se ainda a ampliação dos balneários no piso térreo, a criação de mais um de uso exclusivo de modalidades amadoras, assim como balneários destinados aos árbitros e monitores, sala de primeiros socorros, gabinete de observações, ginásio, áreas técnicas e de serviço, sala de reuniões e secretaria.