O presidente do município de Braga, Ricardo Rio, é o nome que figura, desde este domingo, na final list de nomeados para o prémio World Mayor 20/21, promovido pela City Mayors Foundation.
Após uma primeira fase, em que estiveram nomeados 80 autarcas de todo o mundo, entre os quais três portugueses, Ricardo Rio (Braga), Fernando Medina (Lisboa) e Carlos Carreiras (Cascais), o autarca bracarense segue agora para uma última lista com apenas 12 autarcas de todo o mundo, sendo o único português a passar à fase final deste processo de selecção.
Ricardo Rio foi nomeado por “inúmeras personalidades, portuguesas e de outros países europeus”, afirmam os organizadores. A escolha para World Mayor 20/212 tem como análise, acrescentam, “o trabalho realizado em torno da pandemia do covid-19 e na organização do concelho, “ornando-o mais resiliente a nível económico, social, ambiental e estrutural”.
Atribuídos desde 2004, estes prémios pretendem distinguir os presidentes de câmaras municipais que, em todo o mundo, têm servido as suas comunidades com integridade, coragem e diligência.
Depois de dar destaque à acção dos autarcas durante a crise dos refugiados (2016) e sub-representação das mulheres no poder local (2018), a edição deste ano destaca “os que demonstraram uma forte capacidade de liderança no combate à crise pandémica covid-19 e que estão determinados em tornar as cidades mais resilientes em termos económicos, sociais e ambientais”.
A decisão é tomada por um painel de personalidades que integram a fundação e não através de votação aberta ao público. No entanto, é possível o público deixar mensagens de apoio aos seus autarcas favoritos.
Toda a informação pode ser consultada aqui: http://www.worldmayor.com/contest-2021/finalists-world-mayor2021.html