despoluição do rio Este como prioridade
Rafael Pinto, candidato do PAN à Câmara de Braga, voltou a questionar o executivo municipal sobre a elaboração do cadastro das redes pluviais do rio Este e acusar Ricardo Rio de não considerar a despoluição daquele curso de água uma prioridade
As questões remetidas ao social democrata Ricardo Rio, presidente do município, surgem após mais uma semana de descargas intensas no rio e no seguimento de uma reunião do partido Pessoas-Animais-Natureza com o autarca, ainda em 2020.
“Em reunião com o presidente, há 9 meses, foi-nos dito que estaria a ser elaborado este cadastro. No entanto, ainda não recebemos nem foi publicada qualquer informação sobre o projecto”, afirma Rafael Pinto.
“Esta é uma acção básica da maior importância para identificar quem polui o rio. Deveria ter sido realizada logo no primeiro mandato, mas simplesmente a despoluição do rio Este não tem sido uma prioridade do presidente”, lamenta, realçando que PAN Braga assumiu o ambiente como uma das bandeiras da candidatura, a par da mobilidade e educação.
No discurso de apresentação de candidatura, na passada quarta-feira, Rafael Pinto, também porta-voz da Concelhia bracarense acusou Ricardo Rio de em oito anos de executivo não ter conseguido despoluir o rio nem criar o cadastro das redes pluviais, “mas conseguiram sim, ser multados por poluir este mesmo rio”, concluiu.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)