O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira a meta de vacinar com duas doses contra a covid-19, no período entre 14 de Agosto e 19 de Setembro, 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos.
António Costa anunciou esta meta do processo de vacinação contra a covid-19, que se destina sobretudo a proteger o início do próximo ano lectivo, no seu discurso que abriu o debate do estado da nação, no parlamento, que marca o fecho da segunda sessão legislativa.
“Estamos numa corrida contra o tempo, uma corrida entre a vacinação e a sucessão de novas variantes”, começou por afirmar o líder do executivo no debate sobre o Estado da Nação, defendendo que, até agora, o seu Governo, tem cumprido as metas fixada.
“Como previsto, em meados de Agosto teremos 73% da população adulta com a vacinação completa e 82% com pelo menos a primeira dose administrada. É tempo de alargar a nossa ambição e garantir também a protecção das crianças e jovens”, declarou.
De acordo com António Costa, impõe-se antecipar objectivos em relação a esta faixa etária, “de modo a que o novo ano lectivo se possa reiniciar sem risco de novas interrupções do ensino presencial”.
“Aguardamos uma decisão final da Direcção-Geral de Saúde sobre a vacinação desta população. Mas tudo está preparado para nos fins de semana entre 14 de Agosto e 19 de Setembro serem administradas as duas doses de vacina às cerca de 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos”, frisou o primeiro-ministro.