A empresa municipal BragaHabit vai iniciar, ainda este ano, obras em vários prédios do Bairro das Andorinhas recorrendo, depois, ao programa 1.º Direito do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IRHU) para uma intervenção mais profunda nas fachadas e no interior dos apartamentos.
O seu administrador Vítor Esperança adiantou ao PressMinho/O Vilaverdense que o principal problema dos prédios reside nas infiltrações de água pelo que a beneficiação das fachadas e dos telhados é prioritária: “vamos recorrer aos incentivos à eficiência energética, no caso específico deste bairro, em que vários apartamentos são privados”, explicou.
Conforme então noticiámos, o IRHU aprovou, em Julho a Estratégia de Habitação de Braga, o que permite ao Município, através da empresa BragaHabit, apresentar projectos de investimento de 17 milhões de euros, para resolver a situação de 787 famílias que vivem “em condições indignas”.
A vereadora do pelouro, Olga Costa revelou que vai, agora, ser assinado um acordo com o IRHU para a entrega de candidaturas ao programa governamental ‘Primeiro Direito’, que conta com verbas do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência, com três áreas de intervenção: aquisição de terrenos, reabilitação de casas e construção de edifícios.
A autarca sublinhou que já se reuniu com todos os presidentes das freguesias do concelho para lhes pedir que identifiquem eventuais situações novas de vulnerabilidade social, bem como os terrenos disponíveis para compra, mas com preços adequados que permitam a sua integração nas candidaturas.
Luís Moreira (CP 7839 A)