O actual presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso anunciou esta terça-feira, na Escola Básica Domingos Abreu, numa sessão de apresentação da sua recandidatura a um terceiro mandato que, se vencer as eleições autárquicas, avançará com a construção do novo Centro de Saúde, preparado para receber novas valências (projecto e financiamento já aprovados) e com uma Creche na Freguesia de Tabuaças (financiamento já aprovado).
Diante de uma plateia entusiasmada, com cerca de 700 pessoas, António Cardoso, apresentou o que diz ser “um programa ambicioso, abrangente, acima de tudo responsável e exequível.
Dentre as ‘promessas’ que elencou estão, ainda, as seguintes: a construção de um Canil Municipal: de um Centro de Educação Ambiental na Serradela; a Ampliação da Zona Industrial; a Requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Fé; a Requalificação Urbana do troço na Nacional 103, no Lugar das Cerdeirinhas, freguesia de Tabuaças; a Requalificação Urbana do troço na Nacional 205, no Lugar de Celeirô, freguesia de Rossas.
O candidato comprometeu-se, ainda, a construir o passeio pedonal na estrada nacional 304, na ligação a São Berto da Porta da Aberta e a reforçar a rede de saneamento básico em todas as freguesias do concelho.
Assumiu, ainda, o compromisso de alargar o programa de delegação de competências nas Juntas de Freguesia, aumentando, para isso, a transferência de verbas, promovendo uma maior autonomia e descentralização.
VENCER O FUTURO
Em sua opinião, “Vieira do Minho está mais preparada para enfrentar e vencer os desafios do futuro. Continuar a crescer e garantir que o crescimento chegue a todos e seja o motor da melhoria da qualidade de vida é o grande desafio do próximo ciclo de governação.”
Disse que se recandidata com “a confiança de pertencer e liderar uma equipa que cumpriu com Vieira do Minho”, enumerando alguns dos objectivos alcançados: redução da dívida municipal para o valor mais baixo dos últimos 20 anos; apoio à economia local, gerando oportunidades para as empresas se instalarem. Actualmente estão vendidos a totalidade dos lotes, com 19 empresas instaladas, contribuindo para a criação de mais de 500 postos de trabalho no concelho; reabilitação urbana do Centro da Vila e recuperação paisagística do Parque Florestal”
Lembrou, ainda, o trabalho feito na promoção dos direitos sociais, através do investimento na habitação social e no apoio efectivo aos mais desfavorecidos, e afirmação de Vieira do Minho como um território com elevada e diversificada oferta turística, tornando-o num destino turístico de eleição. Em 2021 são mais de trezentas as unidades de turismo em espaço rural e alojamento local existentes no concelho de Vieira do Minho
Assumiu ainda a realização de obras e investimentos em todas as freguesias do concelho e a revitalização da Serra da Cabreira, apostando na criação de quatro novas equipas de sapadores florestais.
António Cardoso realçou, ainda, o extraordinário trabalho desenvolvido no combate à pandemia e no apoio constante prestado às Instituições Particulares de Solidariedade Social, aos empresários e a todos os Vieirenses.
TODOS OS CANDIDATOS
O momento serviu para a apresentação de todos os candidatos às Assembleias de Freguesias, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
Na ocasião, o mandatário da candidatura, Carlos Gonçalves, salientou: “a candidatura, embora apoiada pelo partido com que me identifico, o PSD e do qual sou dirigente, é mais do que uma candidatura partidária, é inclusiva e mobilizadora pois integra todos aqueles que se reveem no projecto liderado por António Cardoso e que querem cada vez mais um concelho capaz de se projectar na região, sejam eleitores que se situem mais à esquerda ou mais à direita no espectro político português”.
De seguida, Manuel Pinto da Costa, tenente coronel reforma, e o cabeça de lista à Assembleia Municipal, sublinhou que se apresenta ao eleitorado como democrata convicto, amante da liberdade, da minha terra e do meu país, para, se for eleito Presidente da Assembleia, tudo fazer para honrar o cargo, e assumir como missão, a de ser construtor de pontes de entendimento e de diálogo, respeitarei todos por igual e darei o meu melhor, pelo Concelho onde nasci, onde sempre mantive residência oficial, onde resido, e aí, servirei a gente da minha terra, que é a minha gente”.
Luís Moreira (CP 7889 A)