Na sua página oficial no Facebook, Hugo Pires, cabeça-de-lista do PS à Câmara de Braga, considera a descarga poluente que matou centenas de peixes num troço do rio Este um “escândalo”.
“O que se passou hoje [quinta-feira] no rio Este é um escândalo, uma verdadeira matança”, escreve Pires. “Tantos esforços para reabilitar o rio que atravessa o nosso concelho e o estado é este”, lamenta o socialista, que visitou o local.
Afirmando que o sucedido “não parece resultado de fenómenos naturais”, afirma que as “responsabilidades que tem de ser apuradas, custe a quem custar”.
“Isto é inaceitável”, sublinha a concluir o post.
Conforme o PressMinho/O Vilaverdense noticiou foi a obstrução de um colector que provocou descarga no Rio Este, esta quinta-feira, um acto deliberado que motivou participação criminal da Agere contra terceiros.
Em comunicado empresa municipal de Braga pormenorizava que a obstrução do colector de saneamento de águas residuais na avenida de São Bento, em Este S. Pedro, foi a responsável pela descarga de águas residuais no Este.
Mais tarde, a GNR informava ter já identificado a origem de descarga poluente e participado igualmente o caso ao Ministério Público.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)