A imagem de uma bandeira portuguesa no meio do caos de Cabul tem dado que falar. A TVI resolveu o mistério.
Segundo a TVI24, a imagem que tornou-se viral na semana passada foi captada pelo sargento Victor Mancilla, do corpo de fuzileiros dos Estados Unidos, numa altura em que este registava o momento em que um jovem era escoltado durante a evacuação do aeroporto da capital afegã.
O Tenente-General Marco Serronha, Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, explicou à estação televisiva de Queluz o motivo pelo qual a bandeira portuguesa estava pendurada numa vedação em Cabul.
“O nosso major e o capitão sabiam que havia um indivíduo que trabalhava num posto sanitário turco que tinha uma bandeira portuguesa e eles foram lá pedi-la. Uma bandeira grande, que foi pendurada”, indicou.
Recorde-se que Portugal destacou quatro militares do Exército para o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que integraram um contingente espanhol, no âmbito das missões da NATO e da União Europeia (UE), para apoiarem a retirada de refugiados na capital do país. Os quatro militares chegaram na passada sexta-feira a Portugal, com dezenas de cidadãos afegãos.