O Mosteiro de Tibães volta a ser o cenário da 3.ª edição do Têpluquê – Festival da Palavra de Braga no próximo sábado e domingo.
O festival regressa com inúmeros escritores de renome, tais como Ondjaki, Valério Romão, Sandro William Junqueira, Ana Margarida Carvalho, Manuel Jorge Marmelo, Manuela Costa Ribeiro, Adélia Carvalho, Pedro Seromenho e Raquel Patriarca.
Esta edição conta ainda com as palavras musicais das cantautoras Capicua e Mafalda Veiga, as palavras contadas, encantadas e cantadas, por Saphir Cristal, Kiara Terra, Estefânia Surreira e Inácia Cruz, assim como as palavras transformadas em brinquedos e desejos para realizar pelo artesão Simão Bolivar.
Destaque ainda para a primeira residência artística do Têpluquê, que decorre numa casa partilhada por dois escritores e uma ilustradora. Adélia Carvalho, Ondjaki e Evelina Oliveira transformam a Casa do Volfrâmio numa exposição de texto e ilustração sob o mote ‘Todos os caminhos vão dar a casa?’. O processo criativo decorre n a sexta-feira, com partilha sem hora certa durante o dia na página de Instagram do Têpluquê.
De regresso estão também os consultórios literários que, ao longo dos dois dias de festival, prometem estar a postos para atender quem estiver com insuficiência de palavras certas. Cartas, retratos, declarações, reclamações, poções, receitas e até explicações esfarrapadas, mas sempre literárias, são as receitas que os nossos especialistas na arte de bem escrever prometem passar a quem os quiser consultar.
São dois dias repletos de energia positiva e surpresas literárias com uma programação para todas as idades, que inclui conversas com autores, consultórios literários, spoken word, horas de conto, oficinas com desejos de todas as cores, exposições de ilustração e texto, e, ainda, a estreia em Braga de um mercado muito especial com os melhores mini vendedores de sempre, o Mini Porto Belo.
Programa completo em: https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Programa_Tepluque_Setembro.pdf.
O Press Minho associa-se à Semana da Democracia do Movimento de Cidadania Contra a Indiferença