O candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga, Rafael Pinto, assume como uma das bandeiras eleitorais, com a descentralização de competências, “a transformação do ensino” no concelho.
Falando à margem da visita ao Planetário e a Casa da Ciência de Braga, Rafael Pinto afirmou que irá propor a disponibilização de novas aprendizagens que considera “essenciais para o mundo actual e futuro”.
Entre as novas aprendizagens constam a programação e robótica, a introdução ao código da estrada para bicicleta, “facilitando e tornando mais segura a utilização desta” e uma maior aposta nas artes.
A valorização do desenvolvimento de projectos de cidadania junto da comunidade ou a introdução de cursos de primeiros socorros para pessoas e para animais e cursos de língua gestual portuguesa estão também incluídas.
Segundo o candidato do Pessoas Animais Natureza, se fazia acompanhar nas visitas por Tiago Teixeira, n.º 1 da lista à Assembleia Municipal, “a educação deve ser muito mais baseada neste tipo de projectos e menos nas salas de aula.
Considerando o trabalho desenvolvido no Planetário e na Casa da Ciência “meritório”, os candidatos sustentam que “é preciso uma maior aposta por parte da Câmara Municipal”.
“Um concelho com a dimensão de Braga não pode ficar para trás na promoção destas valências educativas e turísticas, no entanto, o investimento nesta casa da ciência ainda é muito reduzido em comparação a outros concelhos”, rematam.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)