A Câmara de Braga apresentou esta quarta-feira uma nova imagem institucional e um novo portal. Para Ricardo Rio, esta é uma mais uma etapa na “construção de uma cidade moderna e inteligente, cada vez mais ligada às tecnologias de informação”.
Para o autarca, “o acesso livre à informação autárquica, num formato estético renovado e simples, é um passo essencial para incentivar a sua participação, contribuindo para a construção de uma cidadania mais activa, responsável e esclarecedora”.
O novo portal, financiado pelo Programa Operacional Temático Factores de Competitividade – COMPETE, quer “que todos tenham voz activa na vida da comunidade, adequando-se na sua interactividade aos novos tempos, às diferentes formas de comunicar e às ferramentas que a tecnologia providencia e que são utilizadas diariamente pelos cidadãos”, acrescenta o autarca.
Braga: Cidade autêntica
Braga, nas suas múltiplas características, é uma urbe que “traduz autenticidade e tradição e que desenvolve uma marca que comunica o seu carácter genuíno, aliando toda a sua riqueza histórica, patrimonial e, simultaneamente, inovadora, do conhecimento e da projecção de futuro”.
O redesign do ícone mantém o Arco da Porta Nova como característica central e perpetua a imagem de uma cidade que recebe e dá as boas vindas a quem a quer conhecer. Braga assume-se de portas abertas ao futuro, ao mundo, sem esquecer a forte herança cultural e patrimonial que a caracteriza.
A dicotomia passado/futuro transparece no desenho do símbolo. Mistura-se na sua própria história e está presente no nosso dia-a-dia. Mais estilizado e dinâmico, com tipografia serifada de influência romana, a parte superior representa o ontem. A parte inferior representa o amanhã.
O passado e o futuro coabitam em Braga como, quiçá, em mais lado algum. Isso é, afinal, o que torna Braga, uma ‘Cidade Autêntica’.
No novo portal – disponível em www.cm-braga.pt –, o território é apresentado em cinco separadores: Município; Viver; Conhecer; Investir; e Participar. Uma das novidades reside na criação de uma área para a Comunicação, onde estão disponíveis as notícias, as publicações e a agenda.
Aqui, surge ainda a ‘Sala de Imprensa’, um espaço especialmente dedicado aos meios de comunicação social que, mediante registo, poderão ter acesso a notas de imprensa, registos fotográficos, áudio e vídeos.