Arranca amanhã, sábado, em Santiago de Compostela, a segunda Semana Cultural Convergências Portugal – Galiza, um evento que une músicos e especialistas de ´duas regiões irmãs´, o Minho e a Galiza, especialmente através dos trabalhos do cantor Zeca Afonso e da poetisa galega Rosalia de Castro, que serão homenageados no decorrer deste evento
Promovido pelo grupo Canto d´Aqui, a Semana Cultural Convergências, que se prolonga até dia 27, oferece um conjunto de concertos de entrada gratuita, excepto o espectáculo de encerramento, que terá lugar no Theatro Circo e tem o preço de 10 euros por bilhete.
Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura de Braga, este evento promete reforçar os laços efectivos de aproximação entre a região e a Galiza, territórios que possuem raízes linguísticas comuns. “Apoiamos incondicionalmente todas as causas que nos podem enriquecer enquanto comunidade e valorizar as heranças culturais que nos engrandecem, como é o caso”, afirmou.
A vereadora sublinhou ainda que há uma efectiva partilha e um conjunto de actividades que serão realizadas do outro lado da fronteira. “O programa cultural é de enorme riqueza e, para além dos espectáculos, contempla a possibilidade de aprofundar o conhecimento das relações entre a cultura das duas regiões por parte de estudiosos e interessados no tema”, disse.
Programa da Segunda Semana Cultural Convergências:
20 de Fevereiro: Visita de uma delegação de Braga à Praça José Afonso, Santiago de Compostela. Apresentação intitulada ´Minho/Galiza 2.000 anos de mãos dadas´ e concerto de tributo a Zeca Afonso pelos Canto d´Aqui na Fundação Rosalia de Castro.
23 de Fevereiro (21h30): Evocação do 29.º ano sem a presença de Zeca Afonso. Apresentação do livro ´José Afonso Andarilho das Astúrias´, com a presença do autor Mário Correia. Momentos musicais e colaboração do guitarrista e professor Artur Caldeira. Casa do Professor, Braga.
24 de Fevereiro (21h30): Tributo a Rosalia de Castro pelo grupo ´Galandum Galundaina´ no Auditório de Música Calouste Gulbenkian.
25 de Fevereiro (16h00): Colóquio organizado pelo Centro de Estudos Galegos da UM. Apresentação intitulada ´Minho/Galiza 2.000 anos de mãos dadas´. Auditório de ILCH, na UM.
25 de Fevereiro (21h30): Colóquio Convergências Minho – Galiza, com a participação de Daniel Cristo do projecto Cordofonias. Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
26 de Fevereiro (21h30): Concerto Grupo ´Primo Convexo´ e Grupo ´Pédopôté´ no Teatro do Liceu Sá de Miranda.
27 de Fevereiro (21h30): Encerramento com o Grupo Canto d ´Aqui no Theatro Circo.