há um ano. Ao todo, a linha atendeu quase 3.000 chamadas telefónicas de lares de idosos, segundo um comunicado divulgado este sábado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
“Neste primeiro ano de funcionamento, esta linha, criada para esclarecer dúvidas, prestar informação e sinalizar situações de risco, atendeu mais de 2.920 chamadas de lares de idosos”, pode ler-se na nota à imprensa.
Na sua maioria, as chamadas foram efectuadas desde os distritos de Lisboa (16%), Porto (9,3%), Setúbal (5,9%) e Braga (5,8%).
A maioria das chamadas recebidas teve como objectivo o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a pandemia de covid-19, como normas ou procedimentos, ou para solicitar orientação devido à existência de colaboradores ou utentes com sintomas compatíveis com covid-19, ou que tiveram contacto com alguém infectado.
O ministério refere ainda que desde Julho, a Linha Covid Lares passou também a acompanhar a implementação da Plataforma SupERa, que permite que os lares possam fazer uma monitorização activa de sintomas associados à covid-19 e também a identificação precoce de outras doenças respiratórias.
De acordo com a nota, inscreveram-se na plataforma “mais de 645 lares, com quase 3 mil utentes a serem monitorizados”. Ao abrigo da Plataforma SupERa, foram já distribuídos 1.672 oxímetros a um total de 1.567 instituições, avança o ministério.
Segundo a informação, a plataforma orienta os profissionais dos lares na tomada de decisão perante o quadro clínico do utente, que pode ser considerado normal, a necessitar de vigilância ou a necessitar de outros níveis de actuação, nomeadamente contacto com a linha SNS 24.
A Linha Covid Lares resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ABC – Algarve Biomedical Center, inserindo-se no programa integrado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de apoio aos lares, refere o gabinete.
A Linha Covid Lares está disponível 24 horas por dia através do número 707207070.